Recursos hídricos
A bacia hidrográfica do rio Sousa representa aproximadamente 52% da área do concelho de Lousada, percorrendo no concelho 13 km do traçado total do rio Sousa, abrangendo 16 freguesias.
O rio sousa é adensado pelas ribeiras na qualidade de cursos de água secundários, que drenam diretamente para o seu leito, nomeadamente, a ribeira de Barrosas (845,4ha), a ribeira de Pontarrinhas (723,7ha), a ribeira de Caíde (963,7ha), bem como, outras ribeiras que perfazem um total de 9 afluentes.
As águas vagarosas e oxigenadas do rio Sousa inscrevem-lhe um percurso meandriforme, caracterizados por margens baixas ocupadas pela atividade agrícolas e uma galeria ripícola fragmentada.
Com destaque, os meios aquáticos lênticos de pequena dimensão (charcos, represas, tanques tradicionais e minas) aprisionando água para a agricultura e pecuária, sendo igualmente fontes de vida, nas quais os anfíbios e outros insetos subsistem auxiliando no controlo biológico sobre as pragas agrícolas.
Leituras complementares:
Barbosa, D., Matos, M. & Nunes, M. (2020). Lousada Guarda Rios: a cidadania ativa na proteção dos recursos naturais. Lucanus – Revista de Ambiente e Sociedade, IV, 22-47.
Couto, A. P., Barbosa, D., Alves, A., Matos, M. & Nunes, M. (2019). Lousada Charcos: uma rede municipal para a biodiversidade aquática. Lucanus – Revista de Ambiente e Sociedade, III, 36-53.