A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares.

Top
Image Alt

Monumentos do Românico

Descobrir a Mata em cada trilho!

Roteiros

Torre de Vilar

A Torre de Vilar, mais do que uma construção militar, é um símbolo de poder da nobreza senhorial, constituindo um importante exemplo da “domus fortis” [residência fortificada] no território do Tâmega e Sousa.

Deverá ter sido construída entre a segunda metade do século XIII e o início do século XIV, embora o primeiro testemunho desta Torre esteja datado do século XV. Segundo as “Inquirições” [inquérito administrativo] de 1258, “Sancte Marie de Vilar” era uma “Honra” [território] pertencente à família de D. Gil Martins, da família dos Ribavizela.

De planta retangular, a Torre de Vilar ergue-se sobre um afloramento granítico que coroa uma pequena elevação.

Foi construída em excelente aparelho de granito, com a presença de várias siglas [marcas] de canteiro [pedreiro].

As fachadas apresentam numerosas frestas e subsistem ainda diversas mísulas [pedras salientes] usadas para suporte dos pisos.

O último piso corresponderia ao adarve [espaço de vigia] e deveria igualmente possuir ameias e merlões, entretanto desaparecidos, que coroavam o parapeito da Torre.

As intervenções levadas a cabo pela Rota do Românico contribuíram para a eliminação do estado de ruína da Torre de Vilar dos últimos séculos.

Localização:

Freguesia de Vilar do Torno e Alentém, Lousada

Alameda Torre de Vilar

41,287638, -8,208522

 

 

Visita: Por marcação

255 810 706 / 918 116 488 / visitasrr@valsousa.pt

 

 

Para uma experiência imersiva e compreensão global do Românico, sugere-se a visita ao Centro de Interpretação do Românico – CIR, localizado na vila de Lousada.

how to embed google map on website

Galeria

Jardins com História

Percurso circular de grau de dificuldade médio, com início no Parque Urbano de Lousada. Tem 17,2 km, com passagem pelo Cruzeiro e Casa do Município, Igreja de Aveleda, Capela do Rosário, Ponte de Vilela, Capela de São Bartolomeu, Casa Grande de Vilela, Marco do Arcediagado, Igreja de Meinedo, Ponte de Espindo e Igreja de Pias.

Galeria

Gigantes Verdes

Em actualização

You don't have permission to register