A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares.

Top
Image Alt

Igreja do Salvador de Aveleda

Igreja do Salvador de Aveleda remonta aos séculos XI ou XII

Igreja do Salvador de Aveleda

A fundação da Igreja do Salvador de Aveleda remonta aos séculos XI ou XII. Em 1177, Vela Rodrigues doou esta Igreja ao Mosteiro de Paço de Sousa.
O atual edifício, datado do final do século XIII ou início do século XIV, testemunha na sua arquitetura e na sua ornamentação a longa persistência das formas românicas que caracterizam a arquitetura medieval portuguesa, sendo atualmente Imóvel de Interesse Público desde 1978.
O portal principal conserva os elementos românicos mais evidentes, ainda que muito tardios: as colunas [capitéis vegetalistas, fuste circular, base bulbiforme] e o tímpano liso.
Os portais laterais sem colunas e os cachorros sem decoração refletem igualmente o caráter tardio da construção. Ao longo das paredes exteriores da nave prolonga-se um característico lacrimal românico.
A torre sineira, a capela-mor e a sacristia correspondem a obras dos séculos XVII e XVIII.
Da Época Moderna merecem também realce, no interior, os altares colaterais, o púlpito, a pintura dos tetos da nave e do arco cruzeiro, bem como o teto em caixotões da capela-mor, com símbolos das Ladainhas à Virgem.
A presença de uma peça decorada, que se encontra num dos degraus do interior da Igreja, poderá testemunhar a existência de uma antiga construção visigótica ou moçárabe [séculos V-VIII].

Localização:

Freguesia de Aveleda, Lousada
Avenida da Igreja

41,279507, -8,253011

 

Visita: Horário de culto
Domingo – 10h30; sábado – 17h30/18h30 (inv./ver.)

 

Visita: Por marcação
255 810 706 / 918 116 488 / visitasrr@valsousa.pt

 

Para uma experiência imersiva e compreensão global do Românico, sugere-se a visita ao Centro de Interpretação do Românico – CIR, localizado na vila de Lousada.

how to embed google map on website

You don't have permission to register