Igreja do Salvador de Aveleda
A fundação da Igreja do Salvador de Aveleda remonta aos séculos XI ou XII. Em 1177, Vela Rodrigues doou esta Igreja ao Mosteiro de Paço de Sousa.
O atual edifício, datado do final do século XIII ou início do século XIV, testemunha na sua arquitetura e na sua ornamentação a longa persistência das formas românicas que caracterizam a arquitetura medieval portuguesa, sendo atualmente Imóvel de Interesse Público desde 1978.
O portal principal conserva os elementos românicos mais evidentes, ainda que muito tardios: as colunas [capitéis vegetalistas, fuste circular, base bulbiforme] e o tímpano liso.
Os portais laterais sem colunas e os cachorros sem decoração refletem igualmente o caráter tardio da construção. Ao longo das paredes exteriores da nave prolonga-se um característico lacrimal românico.
A torre sineira, a capela-mor e a sacristia correspondem a obras dos séculos XVII e XVIII.
Da Época Moderna merecem também realce, no interior, os altares colaterais, o púlpito, a pintura dos tetos da nave e do arco cruzeiro, bem como o teto em caixotões da capela-mor, com símbolos das Ladainhas à Virgem.
A presença de uma peça decorada, que se encontra num dos degraus do interior da Igreja, poderá testemunhar a existência de uma antiga construção visigótica ou moçárabe [séculos V-VIII].
Localização:
Freguesia de Aveleda, Lousada
Avenida da Igreja
41,279507, -8,253011
Visita: Horário de culto
Domingo – 10h30; sábado – 17h30/18h30 (inv./ver.)
Visita: Por marcação
255 810 706 / 918 116 488 / visitasrr@valsousa.pt
Para uma experiência imersiva e compreensão global do Românico, sugere-se a visita ao Centro de Interpretação do Românico – CIR, localizado na vila de Lousada.