São Pedro – Caíde de Rei
Último Domingo de Junho
Festividades onde acorrem milhares de forasteiros, onde se destaca um programa de variedades com a participação de artistas e uma majestosa procissão na tarde daquele dia.
Venerado a 29 de Junho, S. Pedro é invocado e festejado com as maiores honras por ser um dos três santos populares mais festejados em Portugal.
O S. Pedro de Caíde de Rei, é a festa mais importante de e enfeita-se com festões o largo fronteiro à igreja ser palco, durante quatro dias, de festa prolongada.
Santo Ovídio – Aveleda
9 de Agosto
Festa comemorativa tendo iniciado outrora pela celebração da Missa de Domingo na capela de uma casa senhorial tendo como seu padroeiro o Santo Ovídio. Em terrenos próximos era realizada, no dia 09 de Agosto de cada ano, uma festa ao Santo, antecipada de uma grande feira do gado.
Atualmente, e porque o Santo Ovídio foi transferido para a capela construída no lugar do Mourinho, é lá que se realizam a feira e a festa. Os seus preparativos fazem também parte da tradição. Desta forma, no fim de Julho, todos os lugares das freguesias animados pelos seus jovens, organizam um cortejo de oferendas em honra do Santo Ovídio.
Santo Tirso – Meinedo
Domingo imediato ao dia 15 de Agosto
Festa em honra do Mártir Santo Tirso com enorme fluxo de turistas e emigrantes, dada a época em que se realiza, em pleno Verão.
Nossa Senhora das Neves – Meinedo
2º fim de semana de Setembro
Festa em honra de Nossa Senhora das Neves, padroeira da freguesia. A imagem de Nossa Senhora das Neves, em pedra ançã, provavelmente do século XIII, em tamanho natural, pode ser admirada num dos altares laterais da Igreja de Meinedo.
Conta-se que num dia quente de Agosto, o calor apertava tanto que era difícil respirar e o gado deitava-se em qualquer sombra. Abafado com tanto calor, o a população começou a ficar amedrontada e aturdida. De repente começou a nevar e o povo não teve qualquer dúvida em atribuir o fenómeno a Nossa Senhora, sendo desde então realizada a festividade.
Festa da Senhora Aparecida – Torno
De 13 a 15 de Agosto
Romaria centenária que se realiza na freguesia do Torno em honra de Nossa Senhora Aparecida. É uma romaria de tradições religiosas, sendo de destacar a importante procissão onde se inclui o maior e mais alto andor existente no país, transportado aos ombros por 80 homens. Destaca-se a enorme afluência de forasteiros e peregrinos com vozes fortes de clamores para cumprimento de promessas à Virgem, numa grandiosa manifestação de fé e devoção.