A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares.

Top
Image Alt

Sousa Superior

Notícias

Protocolo com a Águas do Norte educa para os recursos hídricos do Sousa Superior

O protocolo de colaboração entre o Município de Lousada e a Águas do Norte, S.A assinado na ETAR do Sousa, no âmbito do Dia Mundial do Ambiente, promove a boa cooperação no domínio ambiental com a implementação de um projeto colaborativo de educação ambiental, entre as entidades, intitulado “Água Viva – um ciclo sustentável”.

A assinatura do protocolo revela o compromisso do Município em compreender a educação ambiental como motor social do concelho de Lousada e em cimentar a Paisagem Protegida da Sousa Superior como ativo ambiental que congrega valores naturais, nomeadamente hídricos que importa conservar e valorizar.

O projeto de educação ambiental “Água Viva – um ciclo sustentável” objetiva a capacitação e a educação para a compreensão alargada do ciclo urbano da água e a sua sustentabilidade com ampla participação da comunidade escolar local.

Para Pedro Machado, Presidente da Câmara Municipal, este momento surge no seguimento expectável do histórico de trabalho da estratégia municipal para a sustentabilidade de Lousada sendo que entende “que estamos atentos às principais preocupações da agenda do desenvolvimento sustentável e que procuramos estabelecer pontes de cooperação porque sabemos e acreditamos que o ambiente não conhece fronteiras quando reconhecemos que a casa-comum é o planeta terra”.

Para Manuel Nunes, Vereador do Ambiente, esta cooperação a par de reconhecer a paisagem protegida como laboratório vivo ambiental permite igualmente adensar uma preocupação da agenda ambiental, nomeadamente, “o envolvimento significativo dos jovens (…) com o intuito de mobilizar e integrar jovens nos processos de participação ativa para que possam ser empoderados para a exigência de políticas ambientais com impacto que defendam, neste caso particular a Água”.
Cristiana Barbosa, Vogal do Conselho de Administração da Águas do Norte, S.A, elogiou o caminho trilhado por Lousada, nomeadamente o investimento em investigação local e nas políticas de conservação de natureza e biodiversidade desejando que as boas práticas e em particular este tipo de colaboração, firmado pelo protocolo, possa surtir efeito noutras escalas territoriais.

O projeto que agora se inicia “Água-Viva – um ciclo sustentável” faz uso da paisagem protegida como laboratório experimental albergando visitas de campo que promovem o contacto com o rio sousa e a sua biodiversidade autóctone com uma ativa interação da comunidade escolar através da implementação de um ciclo de palestras alargado. O projeto inclui ainda a criação de novos materiais educação ambiental que permitam de uma forma assertiva desconstruir dogmas e educar criativamente para a proteção dos recursos hídricos. Visitas guiadas à ETAR do Sousa permitirão ainda a compreensão alargada do ciclo urbano da água, da captação, ao tratamento da água e de águas residuais e a sua devolução ao meio.

A cerimónia de assinatura do protocolo que contou com a presença dos Diretores dos Agrupamentos Escolares de Lousada, encerrou com uma visita à ETAR do Sousa.

EN PT