A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares.

Top
Image Alt

Sousa Superior

Notícias

Controlo de Junção (Cyperus eragrostis)

No âmbito da Semana Ibérica sobre Espécies Invasoras (SEI 2024), o Município de Lousada, em colaboração com duas turmas da Escola Secundária de Lousada, dedicou o passado dia 8 de Maio a controlar uma planta designada Junção (Cyperus eragrostis), uma espécie invasora que se propaga com facilidade, especialmente em zonas húmidas como as margens de rios.

Esta atividade, realizada no Parque Molinológico e Florestal do Sousa, equipamento ambiental da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, complementa diversas ações de reabilitação ambiental já realizadas, tais como a plantação de espécies autóctones, a construção de uma bacia de retenção, remoção de resíduos do rio, a criação de estruturas de madeira morta promotoras de microhabitats, além do controlo ativo de outras espécies invasoras.

A remoção de espécies invasoras visa promover a biodiversidade e a funcionalidade ecológica local. Com o objetivo de renaturalizar o território, pretende-se mitigar a dispersão destas espécies para favorecer a vegetação autóctone, que se adapta melhor às condições locais e é crucial para a sobrevivência da fauna nativa, proporcionando alimento, abrigo e refúgio.

Em particular, o Junção (Cyperus eragrostis), espécie (ainda) não integrante na Lista Nacional de Espécies invasoras de Portugal, pela sua classificação noutros países, em particular em Espanha com destaque para a Galiza, dado o seu elevado potencial invasor em zonas húmidas foi alvo de controlo nesta zona húmida da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior.

Agradecemos a todos os jovens participantes que partilham objetivos comuns de restauro ecológico. Para saber mais sobre a iniciativa da SNEI, visite a plataforma Invasoras.pt.

You don't have permission to register